| 02/05/2002 07h48min
O ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont considerou “equivocada” a tese do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, que responsabilizou a extrema esquerda pela derrota do candidato do Partido Socialista à presidência da França, Lionel Jospin. Segundo Pont, os votos que faltaram a Jospin foram os de seus próprios parceiros no governo da chamada Esquerda Plural, como Movimento dos Cidadãos, Verdes e Partido Comunista. Essas agremiações, que respaldaram Jospin em 1995 e tinham ministros no governo, lançaram candidatos presidenciais.
O ex-prefeito comparou as críticas de Lula às cobranças sofridas pelo PT em 1982 e 1984, quando a sigla foi acusada de dividir a oposição à ditadura militar ao lançar candidatos próprios.
– Em 1982, muita gente veio me botar o dedo na cara e dizer que éramos culpados pela derrota de Simon (o então senador Pedro Simon foi candidato a governador pelo PMDB). Jamais o PT usou essa linguagem para negar a independência política de nenhum grupo – afirmou.
O ex-prefeito acrescentou que os partidos da extrema esquerda (Luta Operária, Liga Comunista Revolucionária e Partido dos Trabalhadores) faziam oposição a Jospin e tinham o direito de lançar candidatos. Pont criticou Jospin por privatizar estatais e retirar direitos dos assalariados.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.